sexta-feira, 22 de novembro de 2013

JJ Marreiro Profile


Esta postagem tem por objetivo agilizar o trabalho de alguns amigos da imprensa a encontrarem as informações sobre meu trabalho como cartunista, ilustrador, professor de desenho e quadrinhos que estão no google e em outros lugares como a Enciclopédia dos Quadrinhos.


JJ Marreiro
Começou a lecionar desenho e ilustrar livros em 1991, formou-se em Publicidade pela Universidade de Fortaleza em 2005. Integrou a Oficina de Quadrinhos da UFC, foi um dos fundadores do primeiro estúdio profissional de quadrinhos do Ceará (Graph It Estúdios, 1996) e do Fórum de Quadrinhos do Ceará (2010). Editou em 1994 O Pergaminho (apontado como um dos primeiros fanzines de RPG do Brasil) e em seguida ao lado de Daniel Brandão e Geraldo Borges editou o Manicomics, vencedor do Troféu HQ Mix 2002, 2005, 2006 na categoria Fanzine, entre outros prêmios. Teve trabalhos publicados no Brasil, Estados Unidos, Europa e Oriente Médio em editoras como Trama, Abril, Panini, DC Comics,Moonstone, AK Comics e instituições como Fundação Roberto Marinho e Grupo Edson Queiroz. Sua tira Lucy e Sky já foi publicada em jornais dos estados Rio de Janeiro, São Paulo Rio Grande do Sul e Ceará. Participou do álbum MSP+50 em homenagem ao quadrinhista Maurício de Sousa (2010) e do álbum MONICA's (2013). Em 2014 participou dos álbuns O Gralha-Tão Banal quanto original, Clássicos revisitados Vol.2, As Histórias Perdidas do Capitão Gralha (Editora Quadrinhópole). Marreiro é criador de diversos personagens entre os quais estão Zohrn, Mulher-Estupenda, Beto Foguete e Garotas da Selva e coordena (ao lado do jornalista Fernando Lima) o projeto editorial Laboratório Espacial.














Versões Curtas:
- Estreou Profissionalmente em 1991, ilustrando livros infantis e ministrando aulas de desenho. Editou os fanzines Pergaminho (de RPG) e o Relatório da Situação (de Ficção Científica). Integrou a Oficina de Quadrinhos da UFC a partir de 1993, onde foi monitor e professor. Foi co-editor do Manicomics (3 vezes vencedor do Troféu HQMix na categoria Fanzine-2002, 2005, 2006). Fez ilustrações e charges para o site universohq.com, Revista Wizard Brasil, Coleção Mundo Estranho, etc. Em 2011 (ao lado do jornalista Fernando Lima) lançou o projeto editorial Herói Z. Edita o blog Laboratorioespacial.blogspot.com.


- Três vezes vencedor do HQMix de melhor Fanzine (com o Manicomics), criador dos personagens Zohrn, Mulher-Estupenda, Beto Foguete e da Tira Lucy & Sky. Marreiro começou a trabalhar com quadrinhos em 1991 ilustrando material de informática e ministrando aulas de desenho para crianças. Formado em Publicidade com atuação nas áreas de Design e Arte-educação. Participou dos álbuns MSP + 50 e Monica's. Seu trabalho pode ser visto nos sites: armagem.com e laboratorioespacial.blogspot.com

-JJ Marreiro criou, ao lado de Daniel Brandão e Geraldo Borges, o Graph It estúdio, primeiro estúdio profissional de quadrinhos do Ceará. Marreiro já desenhou parapublicações de diversas editoras — Abril, Trama, Positivo e Ática entre outras — e também para o mercado internacional. Publicou ilustrações e charges nas revistas Dragão Brasil, Sci-Fi News, Wizard Brasil (Editora Panini) e nos jornais Diário do Nordeste e O Povo (CE), Jornal Metrópole (SP), Jornal do Centro (SP), Agora(RS); Também nos sites Universohq.com, Hyperfan; Bem como nos Graphic Álbuns MSP + 50 e Monica’s (Maurício de Sousa Produções), O Gralha-Tão Banal quanto original e Clássicos revisitados Vol.2 (Editora Quadrinhópole) e o livro 100 respostas sobre Super-Heróis (Ed. Abril). Três vezes vencedor do Troféu HQ Mix com o fanzine Manicomics publicou também nas revistas Capitão Rapadura, Capitão Tocha e Rivista. Ministra aulas e oficinas de desenho e quadrinhos desde 1991. É editor da revista Herói Z e do blog Laboratório Espacial.

Mais:
JJ Marreiro no Guia dos Quadrinhos
JJ Marreiro no Bigorna