quarta-feira, 3 de julho de 2013

Pergaminho na RolePlaying 4 - 1996?

A data não está expressa na revista. Imagino algo por volta de 1995 ou 96, por conta da edição do zine. O Pergaminho foi anunciado na Dragon Magazine como o primeiro fanzine de RPG do Brasil, o que é curioso, pois muito antes de lançarmos o zine em Fortaleza havia grupos de RPG proliferando Brasil a fora jogando com livros em inglês, francês, alemão etc. É estranho que nenhum desses grupos mais antigos tivesse publicado algum tipo de jornalzinho ou zine.

De todo modo o Pergaminho lançou o personagem Zohrn que acabou ficando famoso entre apreciadores de HQs de aventura (rpgistas ou não) e suas aventuras acabaram migrando para muitas outras publicações independentes Brasil a fora como a clássica revista AGAQUÊ (de Recife) e estampou zines e apareceu até ilustrando uma matéria na Dragão Brasil! Sério!

O Afrânio Bezerra criou o zine (que passamos a editar juntos) e organizava a Sociedade do Dragão, uma associação de mestres e jogadores em Fortaleza lá pelos idos de 93/94. Muita gente boa foi se aproximando do grupo e ajudou a disseminar o RPG, inclusive organizando eventos, encontros e live actions. Incluindo um live action de STAR TREK! Sério! Galera de uniforme e tudo!

O pergaminho trazia aventuras prontas, cenários pra jogo, personagens, hqs, contos, resenhas, cartas, humor, um monte de coisa legal. Eu fazia 90% das ilustrações o resto era imagem de divulgação retirada dos próprios produtos.

Segue aí a resenha publicada na Role PlayinG#04 (que não traz data de publicação no expediente):


De lambuja vão aqui mais três capas do Pergaminho:




Editado: Após uma breve investigação junto ao Afrânio Bezerra (escritor e co-editor do Pergaminho) foi possível estimar a data de lançamento do Pergaminho #0 no segundo semestre de 1994. Neste exemplar aconteceu a estreia do Zohrn, o Elfão pouco-tato que também estampou capas e aventuras no Manicomics e em outros fanzines brasileiros. Para completar este levantamento seguem algumas capas com Zohrn e logo abaixo a Dragon Magazine referindo-se ao Pergaminho.


Agradecimentos a André Xenofonte, Afrânio Bezerra e Fernando Lima. E a todos os aventureiros que nos acompanharam em audaciosas e intrépidas demandas: Eduardo, Georgia, Tetê, Amélia, Henrique, Dudu, George, Flávia, Fernanda, Soraia, Evandro, Sérgio e a todos que de um jeito ou de outro faziam parte da Sociedade do Dragão.

Caso alguém tenha interesse em fazer download das edições brasileiras da Dragon Magazine basta clicar AQUI. Cortesia do blog RPGShared.